Av. Rodrigo Otávio Jordão Ramos, 3.000, Campus Universitário da UFAM, Setor Sul, bairro Coroado - CEP 69.077-000 - Manaus/Amazonas

Whatsapp +55 92  98138-2677
+55 92 4104-0031


Viva Melhor


   


  19/02/2020


Decisão do governo Bolsonaro de travar contratações gera apagão no INSS



 

 

A estratégia de retenção de concurso público ocasionou um apagão no Instituto Nacional de Seguro Social (INSS). A crise deflagrada pelas longas filas para a obtenção de benefícios previdenciários derrubou a cúpula do órgão fez com que o governo Bolsonaro improvisasse soluções como a tentativa de convocação de militares da reserva para a realização do serviço. Agora, a uma Medida Provisória (MP) está sendo preparada para a contratação temporária de servidores já aposentados não só para o INSS, mas também para outros órgãos.

 

Segundo o Fórum Nacional Permanente de Carreiras Típicas de Estado (Fonacate), a falta de servidores no INSS pode se repetir em outras áreas. Pelas contas da instituição, só na Receita Federal faltariam 21.714 servidores para se alcançar o quadro ideal. Os déficits de servidores em relação ao nível considerado adequado pelo fórum também já seriam altos no Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), na Controladoria-Geral da União (CGU) e no Banco do Brasil.

 

O presidente do Fonacate, Rudinei Marques, afirmou que esse “apagão” irá ocasionar uma forte pressão popular. “É a população que vai pressionar o governo a voltar a fazer concursos, com ou sem reforma. Basta a população sentir que os hospitais não têm atendimento, que não há matrículas em universidades, que outros órgãos estão com filas como a do INSS. além das aposentadorias que devem retirar entre 20% e 25% da força de trabalho do serviço público federal nos próximos anos, há ainda outros 120 mil servidores já aposentados que voltaram ao serviço com o abono de permanência. Juntando todos esses funcionários, podemos perder até a metade da capacidade de atendimento se novos concursos não voltarem a ser realizados”, ressaltou.

 

 

Fonte: Portal Terra com edição da ADUA-SSind



Galeria de Fotos
 

 

COMENTÁRIO:


NOME:


E-MAIL:

 






energia solar manaus

Manaus/Amazonas
Av. Rodrigo Otávio Jordão Ramos, 3.000, Campus Universitário da UFAM, Setor Sul, bairro Coroado - CEP 69.077-000 - Manaus/Amazonas

energia verde

CENTRAL DE ATENDIMENTO:
+55 92 4104-0031
+55 92  98138-2677
aduasindicato@gmail.com

ADUA DIGITAL