Av. Rodrigo Otávio Jordão Ramos, 3.000, Campus Universitário da UFAM, Setor Sul, bairro Coroado - CEP 69.077-000 - Manaus/Amazonas

Whatsapp +55 92  98138-2677
+55 92 4104-0031


Viva Melhor


   


  17/03/2020


Solicitação de esclarecimentos ao reitor da Ufam



Recebemos com surpresa o anúncio de que o vice-reitor da Universidade Federal do Amazonas (UFAM), professor Jacob Cohen, foi contaminado pelo novo coronavírus (COVID-19). Folgamos em saber que ele se encontra em recuperação e desejamos que o restabelecimento de sua saúde seja o mais rápido possível.


Todavia, a Direção da Associação dos Docentes da Universidade Federal do Amazonas (ADUA) pontua a insuficiência da nota oficial da Universidade, divulgada hoje (17 de março), sobre o teste positivo para o coronavírus no professor Cohen.  


Consideramos que é necessário explicar à comunidade acadêmica e aos cidadãos de Parintins - onde o vice-reitor esteve recentemente - sobre os protocolos de cuidados e de monitoramento que foram adotados diante deste caso. Os moradores do município têm compartilhado notícias de blogs locais que dão conta de uma Jornada de Oftalmologia, da qual participou o professor Cohen, que não teria atentado aos procedimentos recomendados pela OMS para a contenção da proliferação do COVID-19. Em tempos de fake news, é preciso que isto seja prontamente esclarecido.


Além disso, convém observar que gestores públicos, equipes de chefes de Estado, turistas e outros segmentos que percorrem o planeta de um ponto ao outro são vetores de transmissão do coronavírus. Diante disso, faz-se necessário que seja melhor detalhado o monitoramento do caso envolvendo o vice-reitor, posto que, na condição de administrador da Universidade, ele pode ter mantido contato com servidores de diversas instâncias administrativas.


Esclarecer esse elemento é fundamental para garantia de uma política de saúde que considere que um conjunto significativo de docentes e técnicos-administrativos de nossa instituição compõe os grupos de riscos definidos pela OMS.


Face ao exposto, solicitamos ao magnífico reitor, Sylvio Puga, a publicação de uma nota mais detalhada, que explique as medidas de controle e monitoramento envolvendo o caso em questão e que atenderá, assim, aos termos da Nota Técnica 001/2020, que versa sobre as proposições para o enfrentamento da epidemia na UFAM, publicada hoje pelo Comitê Interno de Enfrentamento da Epidemia.

 

Associação dos Docentes da Universidade Federal do Amazonas

17 de março de 2020

 



Galeria de Fotos
 

 

COMENTÁRIO:


NOME:


E-MAIL:

 






energia solar manaus

Manaus/Amazonas
Av. Rodrigo Otávio Jordão Ramos, 3.000, Campus Universitário da UFAM, Setor Sul, bairro Coroado - CEP 69.077-000 - Manaus/Amazonas

energia verde

CENTRAL DE ATENDIMENTO:
+55 92 4104-0031
+55 92  98138-2677
aduasindicato@gmail.com

ADUA DIGITAL