Av. Rodrigo Otávio Jordão Ramos, 3.000, Campus Universitário da UFAM, Setor Sul, bairro Coroado - CEP 69.077-000 - Manaus/Amazonas

Whatsapp +55 92  98138-2677
+55 92 4104-0031


Viva Melhor


   


  31/07/2020


Conjunturas nacional e internacional são debatidas em plenária do 8º Conad Extraordinário



As conjunturas internacional e nacional foram discutidas da Plenária do Tema 1 do 8º Conad Extraordinário do ANDES-SN na quinta-feira (30). Nas análises, foram consideradas a agudização da crise do Capital e a exploração dos/as trabalhadores/as, conjugadas e intensificadas pela crise sanitária provocada pelo coronavírus. No primeiro dia encontro, foram analisados os nove textos do Caderno de Textos do Conselho.

 

Com tema “Prorrogação do Mandato da Diretoria Biênio 2018/2020”, o encontro está sendo realizado em plataforma virtual até esta sexta-feira (31) e conta, até o momento, com 64 delegados e delegadas, 133 observadores e observadoras, sete convidados e convidadas, totalizando 224 participantes.

 

O negacionismo científico presente nas posturas de líderes mundiais conservadores e de extrema-direita, como Boris Johnson e Donald Trump (e seguido no Brasil por Jair Bolsonaro) também foi apontado, assim como as lutas e mobilizações que eclodiram em várias partes do mundo desde metade de 2019, com no Chile, EUA e Brasil.

 

Os diversos ataques do governo Bolsonaro ao longo do último semestre, intensificados após o início da pandemia, foram amplamente pautados. Entre esses, o desmonte das políticas de meio ambiente, as diversas medidas provisórias favorecendo banqueiros e grandes empresas e atacando direitos trabalhistas e a total ausência de uma política nacional de combate à Covid-19 e de assistência à população para que se pudesse efetivar um isolamento social.

 

Da mesma forma, a reflexão sobre o recorte de classe, gênero e raça da grande maioria das vítimas da Covid-19 e do desemprego e exploração intensificados pela crise sanitária foi proposta em várias colocações que apontaram, ainda, a necessidade de intensificar a luta pelo Fora Bolsonaro e Mourão, com o fortalecimento dos espaços de organização, como o Fórum Sindical, Popular e de Juventudes de Luta por Direitos e Liberdades Democráticas. Além disso, a necessidade de fortalecer a unidade entre as centrais, via CSP-Conlutas, e ampliar a mobilização em unidade com outros movimentos sociais.

 

Foi reforçado também por muitos o papel fundamental que o ANDES-SN teve no último período na organização e participação de muitas lutas e também no enfrentamento, através das seções sindicais, em defesa dos direitos e da vida da classe trabalhadora.

 

Foto: Ivan Alvarado/Reprodução

Fonte: ANDES-SN com edição da ADUA

 



Galeria de Fotos
 

 

COMENTÁRIO:


NOME:


E-MAIL:

 






energia solar manaus

Manaus/Amazonas
Av. Rodrigo Otávio Jordão Ramos, 3.000, Campus Universitário da UFAM, Setor Sul, bairro Coroado - CEP 69.077-000 - Manaus/Amazonas

energia verde

CENTRAL DE ATENDIMENTO:
+55 92 4104-0031
+55 92  98138-2677
aduasindicato@gmail.com

ADUA DIGITAL