Av. Rodrigo Otávio Jordão Ramos, 3.000, Campus Universitário da UFAM, Setor Sul, bairro Coroado - CEP 69.077-000 - Manaus/Amazonas

Whatsapp +55 92  98138-2677
+55 92 4104-0031


Viva Melhor


   


  13/08/2020


Entidades do Fonasefe emitem nota de repúdio à posição dos meios de comunicação e de Rodrigo Maia sobre o Funcionalismo Público



Mais uma vez, o funcionalismo público é atacado por parlamentares e meios de comunicação, distorcendo dados e informações sobre a realidade, para justificar a tão proclamada “reforma administrativa”.

 

A matéria divulgada ontem (dia 11/08) nos telejornais de diferentes emissoras mente e tenta manipular a opinião pública, ao informar os dados sobre investimentos públicos.  A primeira questão que merece ser por nós refutada é o fato da matéria separar gasto com o funcionalismo público do investimento em políticas públicas e sociais, fazendo uma comparação entre os valores gastos em salários e o montante investido na saúde e na educação percentualmente ao Produto Interno Bruto (PIB). Nos chama atenção - e certamente não deve ser considerada uma desinformação dos meios de comunicação - que o investimento em servidore(a)s público(a)s seja desvinculado  da  garantia  de  direitos  via  políticas  públicas.  É possível escola sem professor(a)? O   Sistema   Único   de Saúde   sem   médico(a)s,   enfermeiro(a)s, técnico(a)s  em  enfermagem?  É possível acesso à aposentadoria sem análise de um(a)técnico(a), analistas perito(a)s, assistentes sociais? E na Justiça, é possível Ministério Público, Defensoria Pública sem servidore(a)s público(a)s? Seria possível pesquisas de ponta sobre o novo coronavírus (COVID-19) e outras doenças sem o(a)s servidore(a)s das Universidades Públicas e da Fiocruz?

 

A segunda questão que também merece ser refutada por nós é o fato de buscarem responsabilizar o baixo investimento público em algumas áreas, como o saneamento básico, por conta do gasto com o funcionalismo público. Outra mentira! Em grande parte dos estados e municípios saneamento básico foi privatizado e por isso mesmo tem baixo investimento, uma vez que as empresas de concessão de serviços públicos buscam o LUCRO e não a garantia de direitos à população.

 

Fica explícito que a intenção dos meios de comunicação, assim como do Presidente da   Câmara Rodrigo Maia, é dar continuidade ao projeto de desestruturação das políticas públicas a partir das contrarreformas ultraliberais, que retiram direitos do(a)s  trabalhadores(a)s,  precarizam  as  condições  de  vida  da população mais pobre e a relegam a sua própria sorte na luta pela defesa da vida, como  estamos  vivendo  agora  no  período  da  pandemia. Mais uma vez, o lucro e a apropriação privada do fundo público se explicitam. Querem deixar o funcionalismo público   nas   mesmas   condições   do(a)s   trabalhadore(a)s   terceirizado(a)s   e uberizado(a)s, e, com isso, deixar de garantir serviços públicos para a população.

 

Não tenhamos ilusão com as aparentes dissonâncias entre o Executivo do país e grandes lideranças do Congresso Nacional, muito menos nas discordâncias entre alguns meios de comunicação e o presidente da República.  Apesar de falarem que estão preocupados com as vidas e estarem dando ampla cobertura para a situação que o país vive dada a pandemia, voltaram a fazer coro com os ricos, ao responsabilizar o funcionalismo público pela crise do Estado, ao divulgar as contrarreformas como necessárias e essenciais para conduzir o país nos rumos do capitalismo.

 

O que precisamos é de investimento público em políticas públicas e, para isso, e necessário e urgente a realização de concursos, estruturação de carreiras, valorização do(a)s  servidore(a)s,  condições  adequadas  de  trabalho  e  dotação orçamentaria  para  que  os  direitos  não  sejam  reduzidos  a  benesses  desse  ou  de qualquer outro governo. E preciso colocar a vida acima dos lucros!

 

 

✔Pela valorização do(a)s Servidore(a)s Público(a)s!

✔Pela garantia de direitos para toda a população!

✔Não à reforma administrativa, que retira direitos da população!

✔Taxação das grandes fortunas, já!

 

FÓRUM DAS ENTIDADES NACIONAIS DOS SERVIDORES PUBLICOS FEDERAIS

 

ANDES-SN –ANFFA-Sindical –ASFOC-SN –ASMETRO-SN –ASSIBGE-SN -CGTB -CNTSS –CONDSEF –CSPB -CSP/CONLUTAS –C.T.B –CUT -FASUBRA -FENAJUFE –FENAPRF –FENASPS –INTERSINDICAL -PROIFES –SINAIT –SINAL -SINASEFE –SINDCT -SINDIFISCO-Nacional –SINDIRECEITA –SINTBACEN –UNACON-Sindical



Galeria de Fotos
 

 

COMENTÁRIO:


NOME:


E-MAIL:

 






energia solar manaus

Manaus/Amazonas
Av. Rodrigo Otávio Jordão Ramos, 3.000, Campus Universitário da UFAM, Setor Sul, bairro Coroado - CEP 69.077-000 - Manaus/Amazonas

energia verde

CENTRAL DE ATENDIMENTO:
+55 92 4104-0031
+55 92  98138-2677
aduasindicato@gmail.com

ADUA DIGITAL