Av. Rodrigo Otávio Jordão Ramos, 3.000, Campus Universitário da UFAM, Setor Sul, bairro Coroado - CEP 69.077-000 - Manaus/Amazonas

Whatsapp +55 92  98138-2677
+55 92 4104-0031


Viva Melhor


   


  08/01/2021


Viva a Ciência: CoronaVac é eficiente para evitar 100% dos casos graves da Covid-19



Desenvolvida pela farmacêutica chinesa Sinovac em parceria com o Instituto Butantan, a CoronaVac é eficiente para evitar 100% dos casos graves e moderados e 78% para casos leves. Ou seja, de cada 100 pessoas expostas ao vírus, 78 não desenvolvem nenhum sintoma e 22 podem ter apenas um quadro leve da doença. O instituto já iniciou o processo de aprovação emergencial na Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa), que tem 10 dias para dar um parecer.

 

No Brasil, 12.473 profissionais da saúde na linha de frente do combate ao coronavírus participaram dos estudos de eficácia da CoronaVac, voluntários expostos a riscos maiores de infecção.

 

O fato mais comemorado sobre a vacina foi a eficácia total contra mortes e internações hospitalares. “Na prática é isso: estamos evitando casos graves, moderados, internações e diminuindo a necessidade de atendimento. Estamos reduzindo de forma significativa mesmo as manifestações mais leves. É uma excelente vacina”, disse presidente do Instituto Butantan, Dimas Covas.

 

Nesta quinta-feira (07/01), após reunião realizada entre médicos e cientistas do Instituto Butantan e membros da Anvisa, Dimas Covas disse que a recepção da agência foi positiva. “A Anvisa recebeu as informações e esperamos, formalmente, iniciar a tramitação do uso emergencial”, disse.

 

Estudo

 

O presidente do Butantan assegurou que o relatório encaminhado à Anvisa traz informações, por exemplo, sobre a segurança da vacina e a condução dos estudos e que, nos próximos dias, serão divulgados em revista científica e para a imprensa. Sobre a segurança, Dimas e outros médicos que participaram da entrevista coletiva concedida, nesta quinta-feira, garantiram ser “uma das mais seguras do mundo”.

 

A infectologista Rosana Richtmann, do Instituto Emílio Ribas, que esteve na coletiva e participou da Fase 3 de testes da CoronaVac, disse que não ocorreram reações adversas. “Sempre tivemos muita convicção da segurança da vacina, mesmo no dia a dia. Os dados são melhores do que o esperado (…) os efeitos colaterais devem ser mínimos. Em breve vamos discutir esses números quando tivemos o relatório completo em mãos”. O estudo completo possui mais de 10 mil páginas.

 

Resultados na China

 

Outro aspecto relevante sobre a segurança é que a CoronaVac já foi aplicada em milhares de pessoas na China desde julho, sem registro de reações mais graves em grande escala. “A vacina do Butantan é eficaz. A única disponível hoje para o controle da pandemia no Brasil. Esperamos mais, mas hoje temos. Está entre as vacinas mais seguras do mundo. Mais de 700 mil pessoas já foram vacinadas na China. Uma das vacinas mais seguras do mundo, não só para a covid-19”, disse Dimas Covas.

 

Participaram dos testes mais de 13 mil voluntários de oito estados, em 16 centros clínicos. Metade recebeu a vacina e a outra metade, placebo. A partir deste procedimento, chamado “grupo controle”, é possível verificar cientificamente a eficácia de um medicamento.

 

Fonte: Rede Brasil Atual com edição da ADUA



Galeria de Fotos
 

 

COMENTÁRIO:


NOME:


E-MAIL:

 






energia solar manaus

Manaus/Amazonas
Av. Rodrigo Otávio Jordão Ramos, 3.000, Campus Universitário da UFAM, Setor Sul, bairro Coroado - CEP 69.077-000 - Manaus/Amazonas

energia verde

CENTRAL DE ATENDIMENTO:
+55 92 4104-0031
+55 92  98138-2677
aduasindicato@gmail.com

ADUA DIGITAL