Av. Rodrigo Otávio Jordão Ramos, 3.000, Campus Universitário da UFAM, Setor Sul, bairro Coroado - CEP 69.077-000 - Manaus/Amazonas

Whatsapp +55 92  98138-2677
+55 92 4104-0031


Viva Melhor


   




Docentes e técnicos da Ufam realizam ato no Dia do Basta (10), no Bosque da Resistência



Data: 10/08/2018

Em uma ação conjunta, sindicalizados/as da Associação dos Docentes da Ufam (ADUA) e do Sindicato dos Trabalhadores do Ensino Superior do Estado do Amazonas (Sintesam) participaram, na manhã desta sexta-feira (10), de um ato pelo “Dia do Basta: Dia Nacional de Mobilização e Paralisações”. Os docentes e Técnicos Administrativos em Educação (TAEs) da Universidade Federal do Amazonas (Ufam) panfletaram e discursaram no Bosque da Resistência, em frente ao campus universitário.

Durante o ato, os manifestantes usaram o carro de som para protestar contra os ataques diretos do presidente ilegítimo Michel Temer contra os funcionários públicos federais, que vêm sucateando o serviço público, inclusive as universidades brasileiras. Os participantes da mobilização também abordaram os diversos retrocessos orquestrados pelo governo golpista contra os trabalhadores brasileiros como a aprovação da Reforma Trabalhista e da Lei da Terceirização irrestrita, a Emenda Constitucional (EC) 95/17, que limita os gastos públicos, principalmente, nas áreas de Educação e Saúde pelos próximos 20 anos, e a necessidade da continuidade da luta para barrar a votação da Reforma da Previdência.

O professor da Faculdade de Educação (Faced), Jacob Paiva, foi um dos docentes a falar ao microfone. Em sua fala, o docente abordou sobre a possível suspensão de cortes de bolsas de mestrado e doutorado, a partir de agosto de 2019, anunciado recentemente pela Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (Capes). A Diretoria do ANDES-SN, inclusive divulgou uma nota de repúdio contra os cortes de orçamento na Capes. Na nota o Sindicato Nacional, afirma que o “possível corte orçamentário terá impacto, restringido o já insuficiente financiamento público destinado as bolsas de estudo nos programas de pós-graduação stricto sensu e nos programas de formação de professores gerenciados pela Capes que somam 440 mil bolsas a partir de agosto de 2019, entre outros”.

Além da panfletagem em frente ao campus, os docentes e TAES convocaram a comunidade acadêmica a participar de mais uma manifestação neste “Dia do Basta”, às 15, na Praça Heliodoro Balbi (Praça da Polícia). A manifestação será feita em conjunto com os movimentos sociais e populares e entidades ligadas a Central dos Trabalhadores e Trabalhadoras do Brasil (CTB), Central Única dos Trabalhadores (CUT), Força Sindical, Central Sindical e Popular (CSP-Conlutas), Central dos Sindicatos Brasileiros (CSB), Central Geral dos Trabalhadores do Brasil (CGTB), Intersindical e Nova Central Sindical de Trabalhadores (NCST).

A diretoria da ADUA convocou os/as sindicalizados/as da sede e dos cinco campi fora da sede a somar forças ao movimento nacional. Os docentes dos institutos de Coari, Parintins, Humaitá, Itacoatiara e Benjamin Constant são chamados a se unir na luta em defesa do emprego, da aposentadoria e dos direitos trabalhistas. No Instituto de Ciências Sociais, Educação e Zootecnia (ICSEZ), em Parintins, a mobilização ocorre por meio de uma panfletagem programada para às 12h, no hall da unidade.

Fonte: ADUA


Galeria de Fotos
 




energia solar manaus

Manaus/Amazonas
Av. Rodrigo Otávio Jordão Ramos, 3.000, Campus Universitário da UFAM, Setor Sul, bairro Coroado - CEP 69.077-000 - Manaus/Amazonas

energia verde

CENTRAL DE ATENDIMENTO:
+55 92 4104-0031
+55 92  98138-2677
aduasindicato@gmail.com

ADUA DIGITAL