Av. Rodrigo Otávio Jordão Ramos, 3.000, Campus Universitário da UFAM, Setor Sul, bairro Coroado - CEP 69.077-000 - Manaus/Amazonas

Whatsapp +55 92  98138-2677
+55 92 4104-0031


Viva Melhor


   




ANDES-SN participa de Jornada Sindical em Universidade no PR



Data: 13/08/2018

Docentes e técnicos da Universidade Federal da Fronteira Sul (UFFS) promoveram na última quinta-feira (9) uma Jornada Sindical no campus Realeza (PR). O pólo universitário fica no sudoeste do Paraná, a 500 km da capital Curitiba.

Durante a Jornada, ocorreram apresentações culturais, com música, teatro e exposição de arte engajada. Foi realizada também uma roda de conversa sobre as condições de trabalho, carreira docente e a importância de se filiar a um sindicato combativo.

À noite, Qelli Rocha, 1ª vice-presidente do ANDES-SN, falou sobre os desafios da educação pública brasileira em uma conjuntura de retrocessos. “Discutimos a educação no contexto de retirada de direitos, o corte das bolsas do Cnpq e da Capes, o marco legal da Ciência, Tecnologia e Inovação (CT&I), a Lei da Mordaça, ideologia de gênero e sobre a própria perspectiva burguesa da universidade”.

Para Qelli, o evento foi de extrema importância, já que o campus de Realeza foi criado em 2012, três anos após a inauguração da sede. A UFFS possui uma estrutura multicampi. Há ainda outros campi: Cerro Largo, Erechim e Passo Fundo (RS), Laranjeiras do Sul (PR) e a sede em Chapecó (SC).

“O evento foi importante, pois a UFFS é uma universidade nova, e que já tem um processo de sindicalização, com professores com um perfil mais jovem e que estão neste contexto de retirada exacerbada de diretos, de conjuntura de retrocesso, e numa perspectiva de luta classista. Além disso, a Jornada articulou também com os estudantes, movimentos sociais e outros sindicatos, como o dos servidores técnicos e de indústrias alimentícias da região”. 

Camila Rossi, da coordenação geral da Seção Sindical dos Docentes da UFFS (Sinduffs – Seção Sindical do ANDES-SN), aponta que a atividade foi uma oportunidade de a comunidade acadêmica conhecer, de forma mais aprofundada, os sindicatos dos docentes e dos técnicos. “A Jornada foi proveitosa, com rodas de conversa e palestras elogiadas. Esperamos que a partir desta atividade nós possamos aumentar a adesão e participação dos docentes nos debates da categoria”, disse.

Fonte: ANDES-SN



Galeria de Fotos
 




energia solar manaus

Manaus/Amazonas
Av. Rodrigo Otávio Jordão Ramos, 3.000, Campus Universitário da UFAM, Setor Sul, bairro Coroado - CEP 69.077-000 - Manaus/Amazonas

energia verde

CENTRAL DE ATENDIMENTO:
+55 92 4104-0031
+55 92  98138-2677
aduasindicato@gmail.com

ADUA DIGITAL