Av. Rodrigo Otávio Jordão Ramos, 3.000, Campus Universitário da UFAM, Setor Sul, bairro Coroado - CEP 69.077-000 - Manaus/Amazonas

Whatsapp +55 92  98138-2677
+55 92 4104-0031


Viva Melhor


   




ADUFOP inicia campanha contra o Trabalho Docente Voluntário



Data: 05/10/2018

A questão de professores voluntários nas universidades públicas é hoje uma das alternativas que vem sendo usada para justificar a crise. O trabalho voluntário é regulamentado pela Lei 9608/98 e vem sendo amplamente utilizado nas instituições de ensino superior públicas.

O que a princípio foi instituído para ser apenas uma forma de manter vínculos e pesquisas de docentes aposentados, tem se transformado em possibilidade das gestões à falta de orçamento para a educação pública.

Os docentes voluntários têm, muitas vezes, ocupado o lugar dos docentes substitutos. Apesar da lei geral, o trabalho docente voluntário só é permitido após a regulamentação interna em cada instituição de ensino, o que, portanto, faz com que o regramento em relação a esse tipo de vínculo tenha implicações diferentes entre as instituições.

É importante destacar a importância da mobilização contra os ataques do governo federal, se não houver um processo de resistência, que envolva toda a comunidade acadêmica e as entidades, Associação de Docentes da Universidade Federal de Ouro Preto (Adufop) e Associação dos Servidores da Universidade Federal de Ouro Preto (Assufop), as universidades vão se tornando lugares cada vez mais fáceis para o processo privatização.

A ADUFOP batalha contra o trabalho voluntário da categoria, assim como ANDES-SN. Somos contra a precarização do trabalho na Instituições Federais de Ensino. Contra a contratação de professores voluntários.

Ufam

No início deste mês, a ADUA publicou uma reportagem em seu site sobre o ingresso de 83 professores sem vínculo empregatício na Universidade Federal do Amazonas (Ufam), em detrimento da contratação de profissionais de carreira, nos últimos três anos. A matéria jornalística evidenciou o descaso com a educação superior pública e a precarização gerada pela Emenda Constitucional (EC) nº 95, que congelou por 20 anos os recursos destinados à Educação, dificultando a realização de concursos públicos.

Com informações do Andes-SN e edição da ADUA


Fonte: ADUFOP



Galeria de Fotos
 




energia solar manaus

Manaus/Amazonas
Av. Rodrigo Otávio Jordão Ramos, 3.000, Campus Universitário da UFAM, Setor Sul, bairro Coroado - CEP 69.077-000 - Manaus/Amazonas

energia verde

CENTRAL DE ATENDIMENTO:
+55 92 4104-0031
+55 92  98138-2677
aduasindicato@gmail.com

ADUA DIGITAL