Av. Rodrigo Otávio Jordão Ramos, 3.000, Campus Universitário da UFAM, Setor Sul, bairro Coroado - CEP 69.077-000 - Manaus/Amazonas

Whatsapp +55 92  98138-2677
+55 92 4104-0031


Viva Melhor


   




Curso gratuito sobre assédio moral no trabalho é ofertado em Manaus



Data: 17/10/2018

O curso “Assédio Moral no Trabalho: causas, manifestações, consequências e formas de abordagem psicossocial, administrativa e jurídica” é oferecido gratuitamente em Manaus. A iniciativa é da Comissão Executiva do Acordo de Cooperação Técnica para a Criação de Mecanismos de Atenção, Prevenção e Combate ao Assédio Moral (Cecam). Com três módulos de 20 horas, cada, a primeira etapa da formação irá ocorrer de 5 a 9 de novembro, das 15h às 19h, no auditório da Escola Superior da Magistratura do Amazonas (ESMAM).

O primeiro módulo, com 20 horas, do curso aborda as questões de saúde e suas implicações jurídicas. Os objetivos desta etapa é fortalecer o oferecimento de atendimento humanizado quando prestadas as primeiras orientações e os corretos encaminhamentos psicológico, médico, jurídico e administrativo ao trabalhador que tenha adoecido em decorrência do assédio moral.

Conforme a coordenação do curso, neste módulo serão abordadas questões como:  assédio moral e seus desdobramentos psicossociais, ambiente de trabalho em situação de risco, retorno ao trabalho, ações de vigilância, encaminhamentos e recomendações, retorno ao trabalho, notificações compulsórias, conceitos de acidente de trabalho em casos de transtorno mental, base legal e investigação do nexo de causalidade.

O público-alvo do curso são graduados e graduandos de todas as áreas do conhecimento, advogados, assistentes sociais, psicólogos, médicos, peritos, enfermeiros, engenheiros de segurança do trabalho, representantes sindicais, administradores e economistas. A formação será ministrada por profissionais da Universidade Federal do Amazonas (Ufam), do Laboratório de Psicodinâmica do Trabalho (LAPSIC), do Centro de Referência de Saúde do Trabalhador (CEREST) e peritos do Tribunal Regional do Trabalho da 11ª Região.

Inscrição

A inscrição prévia deve ser feita por esse link (aqui) e o formulário enviado eletronicamente. Para validar sua inscrição, no dia do curso, o interessado deve levar o formulário impresso, datado, assinado pelo inscrito, pela chefia e entregue a comissão organizadora (membros da CECAM).

Com o objetivo central de combater a falta de compreensão sobre o assédio moral, por meio da difusão do conhecimento quanto as questões de saúde e jurídicas que envolvem o tema, o curso contará ainda com mais duas etapas, que ocorrerão em datas ainda a serem definidas. O segundo módulo irá abordar os aspectos jurídicos e administrativos e o terceiro trará palestras dos docentes Margarida Barreto e José Roberto Heloani sobre questões que caracterizam o assédio moral.

A ESMAM, local onde ocorrem as aulas, fica localizada na Avenida André Araújo, s/n, prédio anexo ao Tribunal de Justiça do Amazonas (TJAM), bairro Aleixo.

Fonte: ADUA


Galeria de Fotos
 




energia solar manaus

Manaus/Amazonas
Av. Rodrigo Otávio Jordão Ramos, 3.000, Campus Universitário da UFAM, Setor Sul, bairro Coroado - CEP 69.077-000 - Manaus/Amazonas

energia verde

CENTRAL DE ATENDIMENTO:
+55 92 4104-0031
+55 92  98138-2677
aduasindicato@gmail.com

ADUA DIGITAL