Av. Rodrigo Otávio Jordão Ramos, 3.000, Campus Universitário da UFAM, Setor Sul, bairro Coroado - CEP 69.077-000 - Manaus/Amazonas

Whatsapp +55 92  98138-2677
+55 92 4104-0031


Viva Melhor


   




Grupo de Trabalho, História e Movimento Docente discute construção de seminário



Data: 06/12/2018

A construção do Seminário “Histórias do Movimento Docente: lutas por autonomia e liberdade, ontem e hoje”. Esse foi um dos temas debatidos durante a reunião do Grupo de Trabalho História e Movimento Docente (GTHMD), da Comissão da Verdade e do Centro de Documentação (Cedoc) do ANDES-SN, realizada nos dias 2 e 3 de novembro, em São Paulo (SP).  O relatório da reunião foi divulgado pelo Sindicato Nacional, no último dia 4 de dezembro.

A realização do seminário foi aprovada durante a reunião, onde foi apresentada a proposta da inclusão dos Grupo de Trabalho de Política Educacional (GTPE) e o Grupo de Trabalho de Política de Formação Sindical (GTPFS) e de realização em Brasília (DF). A previsão é que o seminário seja realizado durante um dia e meio, com abertura em uma noite de sexta-feira e durante a manhã e tarde de sábado.

Na programação do encontro, que será realizado no primeiro semestre de 2019, estão previstos exposição de cartazes e material do ANDES-SN que tratem da história do Movimento Docente; conferência sobre história da organização do Movimento Docente pré-ditadura e um painel com relatos sobre a participação no Movimento Docente na ditadura; além de uma roda de conversa: Depoimentos do Movimento Docente pós-ditadura. Confira ao final do texto a programação completa.

Outros temas

Além da elaboração do evento, foi discutida, ainda, a necessidade da elaboração de um Texto de Resolução (TR) para o próximo Congresso que trate do Museu Nacional, tendo como mote o incêndio do Museu Nacional, tratando sobre o papel das instituições de apoio às universidades e centros de pesquisa no âmbito do ensino, pesquisa e extensão, política de patrimônio e cultura.

Outro assunto discutido foi a necessidade de propor a ampliação do Cedoc para além do armazenador de documentos institucionais e administrativos, ampliando a compreensão da importância do Cedoc como um lugar de produção de memórias da luta do movimento docente e especialmente do ANDES-SN. E também propor que o ANDES-SN homenageie, no 38º Congresso, as seções sindicais que completam 40 anos.

Confira a programação do Seminário

Sexta-feira

19h30 Conferência: História da organização do Movimento Docente pré-ditadura

21h - Atividade Cultural

Sábado

09h - Painel: Relatos sobre a participação no Movimento Docente na ditadura;

14h - Roda de conversa: Depoimentos do Movimento Docente pós-ditadura

Fonte: ADUA-SS



Galeria de Fotos
 




energia solar manaus

Manaus/Amazonas
Av. Rodrigo Otávio Jordão Ramos, 3.000, Campus Universitário da UFAM, Setor Sul, bairro Coroado - CEP 69.077-000 - Manaus/Amazonas

energia verde

CENTRAL DE ATENDIMENTO:
+55 92 4104-0031
+55 92  98138-2677
aduasindicato@gmail.com

ADUA DIGITAL