Av. Rodrigo Otávio Jordão Ramos, 3.000, Campus Universitário da UFAM, Setor Sul, bairro Coroado - CEP 69.077-000 - Manaus/Amazonas

Whatsapp +55 92  98138-2677
+55 92 4104-0031


Viva Melhor


   




ANDES-SN participa de Fórum de luta pelos direitos e liberdades democráticas



Data: 20/12/2018

O ANDES-SN tem participado, em conjunto com diversas entidades, da construção de uma frente nacional ampla para enfrentar a conjuntura de ataques. O espaço, provisoriamente chamado de “Fórum Sindical, Popular e da Juventude de luta pelos direitos e pelas liberdades democráticas”, reúne representantes do movimento sindical, popular e estudantil.

De acordo com Antonio Gonçalves, presidente do ANDES-SN, o Sindicato Nacional tem deliberação congressual de contribuir para a reorganização da classe trabalhadora.  E, diante da conjuntura, a articulação do Fórum é uma forma da entidade atuar, cumprindo a deliberação da categoria.

“A avaliação que fazemos é que houve uma mudança na conjuntura, com o risco às liberdades e de perdas de direitos. Para fazermos o enfrentamento a esse cenário, estamos contribuindo no processo de reorganização classe, o que é uma deliberação da categoria, propondo a construção de uma frente nacional ampla de luta pelos direitos e pelas liberdades democráticas”, explicou.

Antonio contou, ainda, que o ANDES-SN tem feito uma ação muito significativa, sensibilizando diversas entidades para a construção desse espaço. “Já tivemos três reuniões em São Paulo, na Apeosp, com entidades que nunca estiveram juntas, e que lá estão construindo esse espaço. Este Fórum é a nossa prioridade hoje e achamos que isso pode ser uma grande contribuição para o processo de reorganização da nossa classe, inclusive para fazer os enfrentamentos necessários para o próximo período, diante de todos os ataques já em curso e já anunciados pelo futuro governo”, acrescentou.

A organização do Fórum, segundo o presidente do ANDES-SN, tem avançado bastante e, após três reuniões, já foi possível construir uma pauta mínima de luta comum. Um manifesto está sendo elaborado e será brevemente divulgado.

A próxima reunião será no próximo, dia 18 de janeiro, na sede da Apeoesp, em São Paulo (SP). Na pauta, estão previstas a discussão sobre a identidade visual do Fórum; o manifesto; a organicidade do Fórum pelos direitos e liberdades democráticas; a organização do lançamento nacional do espaço, a forma de interação com as entidades cutistas e suas bases e o convite a novas entidades e organizações.

Frente em defesa da Educação

Outro espaço que está sendo construído, a partir de uma iniciativa da Associação Nacional de Dirigentes das Instituições Federais de Ensino (Andifes), é uma frente com foco na defesa da Educação Superior Pública. Participam diversas entidades do setor e, também, representações dos trabalhadores técnico-administrativos, docentes e dos estudantes. Já ocorreram duas reuniões na sede da Andifes.

“Nós participamos, nessa terça (18), em um seminário promovido pela Andifes. E, a presença dessas entidades sindicais e estudantis em uma mesa durante o evento já foi uma sinalização da intenção de construirmos mais esse espaço de luta”, concluiu Gonçalves.

Fonte: ANDES-SN


Galeria de Fotos
 




energia solar manaus

Manaus/Amazonas
Av. Rodrigo Otávio Jordão Ramos, 3.000, Campus Universitário da UFAM, Setor Sul, bairro Coroado - CEP 69.077-000 - Manaus/Amazonas

energia verde

CENTRAL DE ATENDIMENTO:
+55 92 4104-0031
+55 92  98138-2677
aduasindicato@gmail.com

ADUA DIGITAL