Av. Rodrigo Otávio Jordão Ramos, 3.000, Campus Universitário da UFAM, Setor Sul, bairro Coroado - CEP 69.077-000 - Manaus/Amazonas

Whatsapp +55 92  98138-2677
+55 92 4104-0031


Viva Melhor


   




Coordenação das Entidades em Defesa da Educação Pública inclui novo eixo no III ENE



Data: 21/03/2019

A última reunião da Coordenação Nacional das Entidades em Defesa da Educação Pública e Gratuita (Conedep) deliberou algumas modificações no III Encontro Nacional de Educação (ENE). Um novo eixo foi incluído no encontro: “Democracia, autonomia no espaço educacional e liberdade de cátedra/ensinar”. Também foi marcada uma plenária da Frente Nacional Escola Sem Mordaça durante o III ENE.

A 1ª tesoureira do ANDES-SN, Raquel Dias, explica as modificações. “Fizemos uma avaliação de que o ENE deve sofrer alguns ajustes para dar conta da situação que vivemos hoje. Decidimos que os eixos deveriam ser atualizados, considerando que, quando foram definidos, a perseguição aos professores e ao trabalho docente não estava tão explícita como agora. Por mais que esse tema possa ser discutido de forma transversal no ENE, julgamos importante dar atenção especial a esse aspecto, incluindo-o como eixo”, afirma a docente.

Já a Plenária da Frente Escola Sem Mordaça foi marcada para o dia 13 de abril (sábado), após solicitação da Frente. A plenária será iniciada assim que acabem as atividades oficiais do ENE. A plenária ocorrerá no Centro Comunitário Athos Bulcão, na Universidade de Brasília (UnB). “Queremos ampliar as discussões que fazemos no âmbito da Frente, dando à atividade esse caráter de plenária”, ressalta Raquel.

O III ENE será realizado em Brasília (DF) nos dias 12, 13 e 14 de abril. O tema do III ENE é “Por um projeto classista e democrático de educação”. As inscrições podem ser feita aqui.

Etapa Amazonas

Nos dias 22 e 23 de março ocorre, em Manaus, a etapa preparatória do Amazonas para o III Encontro Nacional de Educação (ENE). Estudantes, docentes e interessados na área de educação podem participar. As inscrições são gratuitas e já estão sendo feitas pela internet. O evento será realizado no auditório do Instituto de Educação do Amazonas (IEA), na Avenida Ramos Ferreira, no Centro. Já o III ENE irá ocorrer de 12 a 14 de abril, em Brasília, e tem como tema central “Por um projeto classista e democrático de educação”.

A inscrição para a etapa preparatória do Amazonas pode ser feita até o dia 22, pelo endereço www.even3.com.br/iiieneamazonas/. A definição do evento foi realizada em conjunto por representantes da Seção Sindical dos Docentes da Ufam (ADUA-SSind); Sindicato Nacional de Educação dos Docentes das Instituições de Ensino Superior (ANDES-SN), Luta Educador, Movimento Mulheres em Luta (MML), Movimento Luta Popular (MLP), Sindicato Nacional dos Servidores Federais da Educação Básica, Profissional e Tecnológica (Sinasefe), Sindicato dos Trabalhadores do Ensino Superior do Estado do Amazonas (Sintesam), Puxirum, Serviço Amazônico de Ação, Reflexão e Educação Socioambiental (Sares) e professores da rede pública do Amazonas.

Programação: Etapa Preparatória Amazonas – III ENE

22/03, 18h
 Mesa Redonda:
- “A conjuntura Nacional e o Ataque à Educação Pública”;
- “A Situação da Educação no Amazonas”.

23/03, 9h
- Trabalho em grupo (eixos)
- Plenária de encerramento
Fonte: ANDES-SN e ADUA-SSind.


Galeria de Fotos
 




energia solar manaus

Manaus/Amazonas
Av. Rodrigo Otávio Jordão Ramos, 3.000, Campus Universitário da UFAM, Setor Sul, bairro Coroado - CEP 69.077-000 - Manaus/Amazonas

energia verde

CENTRAL DE ATENDIMENTO:
+55 92 4104-0031
+55 92  98138-2677
aduasindicato@gmail.com

ADUA DIGITAL