Av. Rodrigo Otávio Jordão Ramos, 3.000, Campus Universitário da UFAM, Setor Sul, bairro Coroado - CEP 69.077-000 - Manaus/Amazonas

Whatsapp +55 92  98138-2677
+55 92 4104-0031


Viva Melhor


   




57º Conune – ato ocupa Esplanada em defesa da educação



Data: 15/07/2019

Milhares de estudantes, trabalhadores e trabalhadoras de todo o país ocuparam a Esplanada dos Ministérios, em Brasília (DF), na manhã da última sexta-feira, 12. O encontro aconteceu para reafirmar a luta contra a Reforma da Previdência e em Defesa da Educação. O ato fez parte das atividades do 57º Congresso da União Nacional dos Estudantes (Conune), que ocorreu entre os dias 10 e 14 de Julho.

Os estudantes que participaram da mobilização se concentraram no Museu da República às 10h e iniciaram uma passeata em direção ao Congresso Nacional. Segundo os organizadores, 20 mil pessoas estiveram presentes na passeata. Os participantes marcharam por mais de duas horas cantando e entoando palavras de ordem contra o desmonte do estado promovido pelo governo de extrema direita de Jair Bolsonaro.

Por ser um momento decisivo para os trabalhadores e as trabalhadoras de todo o país, tendo em vista o investimento e as manobras do governo Bolsonaro para aprovar a Contrarreforma da previdência,  o protesto foi incorporado à programação do 64º Conselho Nacional do ANDES (Conad).

Raquel Dias, 1ª Tesoureira do Conselho do Sindicato Nacional dos Docentes de Instituições de Ensino Superior (ANDES-SN), destacou que a entidade não poderia deixar de participar de um momento como esse, em que estudantes se unem à classe trabalhadora visando defender os direitos sociais. “O ANDES Sindical Nacional esteve na Esplanada dos Ministérios para participar de mais um ato em defesa da educação pública, junto com outras entidades. Neste momento em que são realizados tanto o Congresso da UNE, quanto o Conad do ANDES, aproveitamos os dois eventos para manifestar e defender a educação, os direitos de todos e lutar contra a reforma da previdência e a destruição dos direitos da classe trabalhadora e da juventude do Brasil”, declarou Raquel.

Antonio Gonçalves, presidente do ANDES-SN, avaliou o protesto de forma positiva, “Este é sexto grande ato do primeiro semestre de 2019, que é algo extremamente positivo para a luta do movimento sindical e estudantil. Nós conseguimos reunir uma grande manifestação. Uma demonstração clara de que a educação é um tema que unifica a nossa categoria e a nossa classe. Diversas entidades da educação estavam presentes, tais como movimentos estudantis e centrais sindicais, hoje foi uma grande demonstração da nossa capacidade de união contra este governo”, destacou o presidente.

Fonte: ADUA-SSind. com informações do ANDES-SN



Galeria de Fotos
 




energia solar manaus

Manaus/Amazonas
Av. Rodrigo Otávio Jordão Ramos, 3.000, Campus Universitário da UFAM, Setor Sul, bairro Coroado - CEP 69.077-000 - Manaus/Amazonas

energia verde

CENTRAL DE ATENDIMENTO:
+55 92 4104-0031
+55 92  98138-2677
aduasindicato@gmail.com

ADUA DIGITAL