Av. Rodrigo Otávio Jordão Ramos, 3.000, Campus Universitário da UFAM, Setor Sul, bairro Coroado - CEP 69.077-000 - Manaus/Amazonas

Whatsapp +55 92  98138-2677
+55 92 4104-0031


Viva Melhor


   




Universidade Federal de Juiz de Fora rejeita o "Future-se"



Data: 11/09/2019


O Conselho Universitário (Consuni) da Universidade Federal de Juiz de Fora (UFJF) rejeitou a adesão ao programa "Future-se", do Ministério da Educação (MEC). A decisão foi tomada por unanimidade, no último dia 4, em reunião ordinária do colegiado de deliberação máxima da instituição. O programa propõe a total mercantilização das universidades públicas, perda da autonomia na gestão e atividades fins, bem como perda da estabilidade de servidores.

Em agosto, o Consuni da Ufam rejeitou a proposta do governo Bolsonaro. No dia 25 de julho, os docentes da Universidades já haviam decidido em Assembleia Geral, por unanimidade, posicionamento contrário à totalidade do “Future-se” e emitiram uma nota oficial contra o projeto.

No final do mês de agosto, a Universidade Federal de São João del Rei (UFSJ) decidiu pela rejeição ao projeto. Entre as instituições federais da Zona da Mata e Campo das Vertentes, apenas a Universidade Federal de Viçosa (UFV) ainda não tomou decisão definitiva.

Durante a reunião realizada pela UFJF, representantes de diversos cursos apresentaram os posicionamentos, bem como o Diretório Central do Estudantes (DCE), a Associação dos Professores de Ensino Superior de Juiz de Fora (Apes-JF) e o Sindicato dos Trabalhadores Técnico-administrativos em Educação das Instituições Federais de Ensino no Município de Juiz de Fora (Sintufejuf).

Após o encerramento das apresentações, foi feito o encaminhamento de proposta da mesa para a aprovação da rejeição ao projeto "Future-se", por meio de elaboração de nota oficial. O Consuni, por unanimidade, rejeitou a proposta do projeto.

"Future-se"

O "Future-se" é uma iniciativa proposta pelo MEC, com o objetivo de aumentar a autonomia administrativa das universidades federais. Como as instituições sofrem com contingenciamentos e alegam que têm suas atividades prejudicadas com os bloqueios de orçamento, a solução apresentada pelo governo é firmar parcerias entre a União, as universidades e as organizações sociais.

O "Future-se" também estimularia que as instituições captassem recursos próprios, que auxiliassem na sua manutenção. O MEC reforça que não se trata de privatizar o ensino público, e sim de criar uma nova forma de financiá-lo. A cobrança de mensalidades em cursos de graduação, mestrado e doutorado está descartada, segundo o Governo.

As organizações sociais em questão são entidades privadas, sem fins lucrativos: são obrigadas a investir na própria atividade todo o dinheiro excedente. Devem atuar em áreas relacionadas ao ensino, à pesquisa científica, ao desenvolvimento tecnológico, à preservação do meio ambiente, à cultura e à saúde.

As que poderão participar do "Future-se", caso o programa seja aprovado, precisam ser ligadas a ensino, pesquisa científica, desenvolvimento tecnológico ou cultura.

Fonte: G1 com edição da ADUA-SSind.


Galeria de Fotos
 




energia solar manaus

Manaus/Amazonas
Av. Rodrigo Otávio Jordão Ramos, 3.000, Campus Universitário da UFAM, Setor Sul, bairro Coroado - CEP 69.077-000 - Manaus/Amazonas

energia verde

CENTRAL DE ATENDIMENTO:
+55 92 4104-0031
+55 92  98138-2677
aduasindicato@gmail.com

ADUA DIGITAL