Av. Rodrigo Otávio Jordão Ramos, 3.000, Campus Universitário da UFAM, Setor Sul, bairro Coroado - CEP 69.077-000 - Manaus/Amazonas

Whatsapp +55 92  98138-2677
+55 92 4104-0031


Viva Melhor


   




Frente em Defesa dos Direitos Indígenas publica carta a Bolsonaro após discurso na ONU



Data: 25/09/2019

CARTA AO PRESIDENTE BOLSONARO POR RESPEITO À CONSTITUIÇÃO BRASILEIRA

É com angústia e vergonha que lideranças indígenas e não indígenas, membros da Frente Amazônica de Mobilização em Defesa dos Direitos Indígenas (FAMDDI) receberam o discurso do presidente brasileiro, Jair Bolsonaro, na 74ª Assembleia Geral da Organização das Nações Unidas (ONU), no dia de hoje, 24 de setembro de 2019, particularmente, em relação aos indígenas brasileiros e, mais especificamente, aos da Amazônia, alvos de ataques sem precedentes desde a colonização.

Presidente Jair Bolsonaro, o senhor certamente deve ter lido a Constituição em vigor no nosso País e, pedimos, com respeito, para que releia os Artigos 231 e 232 desta Carta Magna que o senhor jurou respeitar e cumprir em seu ato de posse. Neles está garantida a plena cidadania dos indígenas brasileiros, com respeito às suas diferenças, às suas crenças, saberes e suas culturas e, principalmente, o direito à terra.

Em seu discurso para o mundo ver, senhor presidente, volta a acusar os indígenas pelas queimadas que aumentam em proporções jamais vistas na Amazônia e, tal qual um colonizador de outrora e um dominante atual, manipula indígenas iludidos, crentes que irão usufruir do pseudo desenvolvimento desenhado pelo sistema perverso de sempre e fermentado pelo seu governo.

No jogo da manipulação, o seu discurso sobre a exploração das terras indígenas é recepcionado pelos exploradores como uma “carta em branco” para invadir, expropriar, arrendar esses territórios, e obter lucro bilionário para bilionários cuja trajetória é a de saquear. Aos povos indígenas restarão as mazelas, doenças, fome e morte. Presidente, o senhor deve saber que a própria atividade defendida por seu governo exclui o indígena e ignora o cuidado com o Meio Ambiente.

A Amazônia precisa, urgentemente, de Governos que queiram preservá-la. Os povos originários têm muito a dizer sobre isso. Conheça-os e saberá. Não veja os povos indígenas de forma pejorativa. Não são “homens da caverna”, como afirmou em seu discurso. Os indígenas são Gente da Floresta, dos Rios, da Natureza. São o sangue, as tradições e parte importante da Cultura do País que o senhor preside. Os povos indígenas têm a marca do respeito à Natureza, princípio que consagra o desenvolvimento que se realiza pela conexão ecológica.

Senhor presidente, os povos indígenas não são únicos, de fato, mas não use a diferença como arma de destruição, pois reside na diferença o elo divino e natural para o relacionamento humano, crescimento espiritual e alegria de viver.

A FAMDDI luta contra os colonizadores que ergueram preconceitos e discriminação contra os povos indígenas, e continuará lutando contra os preconceitos, a discriminação e as injustiças contra os Direitos dos Indígenas, hoje ameaçados pelo seu governo.

Senhor Presidente, a diversidade étnica é a expressão que mantém forte a existência dos povos indígenas e um dos alimentos da luta pela construção do bem viver. Nas aldeias e nas cidades, os indígenas reafirmam o direito de estudar e aprender a mexer num computador, colocar roupas e falar outras línguas, sem deixar de ser indígenas. A luta travada é pelo respeito que os indígenas merecem ver realizado no Brasil. O seu discurso na Assembleia da ONU foi desrespeitoso, ameaçador a um líder indígena, Raoni, que tem uma trajetória histórica na defesa dos povos indígenas, e ameaçador aos indígenas quando declara, internacionalmente, que não irá demarcar terras indígenas. Agride assim a Constituição do país que o senhor governa e passa por cima dos tratados internacionais dos quais o Brasil é signatário.

Hoje, senhor Presidente, sentimos indignação por sua conduta perante o mundo. Para quem o senhor governa?
Manaus, 24 de setembro de 2019
Assinam esta carta
Associação das Mulheres Indígenas do Alto Rio Negro – AMARN
Associação Marubo de São Sebastião - AMAS
Associação dos Docentes da Universidade Federal do Amazonas – ADUA
Conselho Indigenista Missionário – CIMI N1
Federação das Organizações Indígenas do Rio Negro - FOIRN
Frente Amazônica de Mobilização em Defesa dos Direitos Indígenas - FAMDDI
Fórum de Educação e Saúde Indígena do Amazonas – FOREEIA
Organização Indígena da Bacia do Içana – OIBI
Rede de Mulheres Indígenas do Amazonas – MAKIRA-ETA
Serviço Amazônico de Ação, Reflexão e Educação Socioambiental – SARES
Serviço de Cooperação com o Povo Yanomami - SECOYA
Sindicato dos Jornalistas Profissionais no Estado do Amazonas - SJPAM
União dos Povos Indígenas do Vale do Javari – UNIVAJA
Vereador Maurício Kambeba – Alvarães/AM

Foto: Marcelo Camargo/Agência Brasil


Galeria de Fotos
 




energia solar manaus

Manaus/Amazonas
Av. Rodrigo Otávio Jordão Ramos, 3.000, Campus Universitário da UFAM, Setor Sul, bairro Coroado - CEP 69.077-000 - Manaus/Amazonas

energia verde

CENTRAL DE ATENDIMENTO:
+55 92 4104-0031
+55 92  98138-2677
aduasindicato@gmail.com

ADUA DIGITAL