Av. Rodrigo Otávio Jordão Ramos, 3.000, Campus Universitário da UFAM, Setor Sul, bairro Coroado - CEP 69.077-000 - Manaus/Amazonas

Whatsapp +55 92  98138-2677
+55 92 4104-0031


Viva Melhor


   




Docentes são agredidos durante votação do "Escola com Mordaça" na Câmara de BH



Data: 11/10/2019

A votação do PL 274/17 “Projeto Escola com Mordaça” na Câmara Municipal de Belo Horizonte (MG) foi marcada por violência e autoritarismo contra os professores que acompanhavam a sessão na quarta-feira (9). Pelo menos seis professores foram agredidos enquanto acompanhavam a votação. Um professor foi detido.Frente às absurdas agressões cometidas contra a categoria, o Sindi-Rede/BH está convocou os trabalhadores em Educação a paralisarem as atividades nesta sexta-feira (11). O sindicato exige o posicionamento público da Secretaria Municipal de Educação, Ângela Dalben, e o prefeito Alexandre Kalil sobre as agressões e o projeto de Lei da Mordaça.

O Sind-REDE/BH e a Ames-BH convocaram diversas entidades, movimentos sociais e vereadores contrários ao projeto para o lançamento da “Frente Por uma Escola Democrática”, com o objetivo de intensificar a pressão contra a votação do PL 274, da Escola Sem Partido.

A sessão que começou por volta das 15h ficou lotada de estudantes e trabalhadores. Na entrada das galerias do plenário havia um forte aparato de repressão da guarda-municipal e da segurança da casa, que exigiu a identificação de todas as pessoas que chegavam na Câmara.

Segundo o depoimento das testemunhas que acompanhavam a votação, a confusão começou por volta das 16h30, após a presidente da Casa, vereadora Nely Aquilo (PRTB), ordenar o esvaziamento das galerias para impedir que a população se expressasse através de palavras de ordem, assim como aconteceu nos outros dias em que o projeto foi pautado. Houve tumulto, pois os seguranças e guardas agiram com violência contra os manifestantes.

Ao menos seis pessoas ficaram feridas, entre elas quatro diretores do Sind-REDE e um professor da Rede Municipal. O caso mais grave foi o do diretor Clayton Santos, que foi asfixiado, por cinco seguranças, até perder os sentidos e ser detido pela guarda municipal. Clayton foi encaminhado para o hospital.

O diretor Daniel Wardil e o professor William também foram agredidos e arrastados pelas galerias, as diretoras Claudia Lopes e Vanessa Portugal foram imobilizadas. Uma denúncia já foi aberta no Ministério Público com o objetivo de acusar todos os excessos cometidos contra os professores.

Apesar da confusão, a Presidente da Câmara mandou seguir a votação do projeto.

Segundo representante do Sind-REDE, desde a sua apresentação o autodenominado projeto “Escola Sem Partido” demonstra os seus traços autoritários.

“A violência com os professores no dia de hoje é só uma pequena amostra do que pode vir caso o projeto seja aprovado. Nely e os vereadores da Frente Cristã querem calar os estudantes e professores e impedir o debate democrático nas Escolas, com pluralidade de ideias e democracia. Caso seja aprovado, a mordaça passará a ser a tônica das aulas, intensificando a intimidação e agressão aos professores. Por isso, não podemos aceitar esse projeto”, afirmou.

Fontes: CSP-Conlutas e Sindi-Rede/BH


Galeria de Fotos
 




energia solar manaus

Manaus/Amazonas
Av. Rodrigo Otávio Jordão Ramos, 3.000, Campus Universitário da UFAM, Setor Sul, bairro Coroado - CEP 69.077-000 - Manaus/Amazonas

energia verde

CENTRAL DE ATENDIMENTO:
+55 92 4104-0031
+55 92  98138-2677
aduasindicato@gmail.com

ADUA DIGITAL