Av. Rodrigo Otávio Jordão Ramos, 3.000, Campus Universitário da UFAM, Setor Sul, bairro Coroado - CEP 69.077-000 - Manaus/Amazonas

Whatsapp +55 92  98138-2677
+55 92 4104-0031


Viva Melhor


   


  11/07/2022 - por Isaac W. Lewis



A flecha e lança em países colonizados



 

 

O poeta norte-americano Henry Wadsworth Longfellow (1807-1882) escreveu o seguinte poema “The arrow and the song” (A flecha e a canção):

 

“Atirei uma flecha para o ar / Caiu na terra, Não sei onde; / Pois, tão rapidamente ela voou, a vista / Não pôde segui-la em seu voo. Assoviei uma canção para o ar, / Ela caiu na terra. Não sei onde; / Pois, quem tem visão tão penetrante e forte que possa seguir o voo de canção. Muito, muito tempo depois em um carvalho / Encontrei a flecha, ainda inteira. / E a canção, do início ao fim, / Achei novamente no coração de um amigo.”

 

Este poema revela um poeta romântico e idealista, o que explica seu poema não dar conta de que no mundo físico, real, toda ação produz reação contrária igual à força dispendida, o que significa dizer que tudo que é lançado pelo homem retorna a ele de algum modo, independentemente de sua vontade. É verdade que, se ele age bem sobre o mundo e os seres no mundo, ele colherá o bem que ele semeou. Por outro lado, se ele age mal sobre o mundo e os seres do mundo, ele estará produzindo males para todos os seres do mundo e também para si mesmo.  

 

No período colonial, os capitalistas do mundo ocidental estabeleceram que a terra e os produtos dela deveriam ser apropriados por capitalistas e, com isso, têm degenerado a vida sobre a terra para todos. Agora, querem investir na exploração do mundo extraterrestre para fazer a mesma coisa. No Brasil, os portugueses e os luso-brasileiros (classes favorecidas), vinculados aos interesses das classes privilegiadas do capitalismo ocidental, agiram com subserviência, apropriando-se violentamente de terras ocupadas milenarmente por indígenas, escravizaram nativos da América, África e Ásia, devastaram terras e seus produtos naturais para entregá-los ao capitalismo europeu e norte-americano. Inventaram um país semi-independente, mais burocrático do que democrático, para continuar a exploração da terra e a espoliação dos nativos americanos, africanos etc, através da criação de castas políticas, militares, policiais, jurídicas para legitimar a exploração e a espoliação referidas acima.

 

Os protocolonizadores luso-brasileiros têm dificuldades em entender as leis da natureza que punem os seres humanos que agem mal e estupidamente sobre o mundo e os seres que vivem nele. De qualquer modo, o poema The arrow and the song, de Longfellow, revela um poeta sensível com relação ao mundo em que ele vivia. Do mesmo modo, brasileiros como Bruno Pereira, o inglês Dominique Philips, o religioso Júlio Lancellotti, o ambientalista Leonard Boff têm cumprido o papel de nos alertar sobre os efeitos dos males sobre o mundo e os seres produzidos por seres humanos gananciosos. Desde o início da colonização portuguesa, nativos da América, África, Ásia criticaram e condenaram os crimes contra a sua humanidade produzidos pelos colonizadores europeus e norte-americanos. Os depoimentos de descendentes de luso-africanos têm mostrado que os colonizadores portugueses cometeram os mesmos crimes tanto na África como no Brasil. Por isso, a maioria das classes desfavorecidas brasileiras nada tem a comemorar nos 200 anos da independência do Brasil de Portugal.

 

Isaac Warden Lewis é professor aposentado da Faculdade de Educação/UFAM.

                         







Galeria de Fotos
 




energia solar manaus

Manaus/Amazonas
Av. Rodrigo Otávio Jordão Ramos, 3.000, Campus Universitário da UFAM, Setor Sul, bairro Coroado - CEP 69.077-000 - Manaus/Amazonas

energia verde

CENTRAL DE ATENDIMENTO:
+55 92 4104-0031
+55 92  98138-2677
aduasindicato@gmail.com

ADUA DIGITAL