Documento sem título






     Notícias






Enade revela queda de rendimento de universidades públicas



Manaus - Dados divulgados pelo Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais (Inep), ontem (7), apontam uma queda de 60% no rendimento dos cursos das universidades públicas do Amazonas, no ano passado. Segundo o Exame Nacional de Desempenho de Estudantes (Enade) 2012, dos dez cursos ofertados nas esferas Federal e Estadual, seis perderam pontos em comparação com 2009. Os cursos são avaliados a cada três anos.

A Universidade Federal do Amazonas (Ufam), por possuir o maior número de cursos, foi a que mais caiu, nos últimos três anos, com apenas os cursos de Ciências Econômicas e Design partindo da pontuação 3 para 4 e da 4 para 5, respectivamente.
As médias do Enade variam de 0 a 5, e para estar em um nível aceitável de prestação de serviço de educação, a instituição precisa tirar notas de 3 a 5.

Administração, Direito e Ciências Contábeis foram os três cursos ofertados pela universidade federal que mais perderam qualidade, conforme o Enade. No ano passado, os estudantes de Administração obtiveram pontuação 3, contra 4 em 2009, situação que também se repetiu no curso de contabilidade. No campo do Direito a situação é ainda mais preocupante, a modalidade que possuía conceito 5 ficou com apenas 3, em 2012.

Somente Psicologia e Jornalismo conseguiram manter a média alcançada, no passado, ou seja, 4.

UEA

A Universidade do Estado do Amazonas (UEA) que estreou em 2009 com a avaliação de quatro cursos no Enade, teve apenas as modalidades de Administração, Direito e Turismo aferidas, no ano passado.

Apesar de estarem acima do índice considerado satisfatório, os dois primeiros cursos apresentaram queda, no período comparado, saindo da média 5 para a 4 em ambos os casos. O curso de Turismo manteve a pontuação 5 obtida ainda em 2009.

Seguindo o cenário nacional, no qual 30% dos cursos das instituições de Ensino Superior que participaram do Enade em 2012 ficaram abaixo da média considerada aceitável, as instituições privadas de ensino superior, do Amazonas, apresentaram baixo rendimento no comparativo com a esfera pública. Entre as oito faculdades mais conhecidas, médias 2 puderam ser observadas em grande parte dos cursos avaliados.

O resultado final do Conceito Enade 2012 foi recebido pelas instituições de |Ensino Superior a partir do dia 23 de setembro. Os índices do Enade são obtidos com base nos resultados do exame aplicado aos estudantes e corresponde a um dos indicadores de qualidade da educação superior brasileira, associado a questões como corpo docente e infraestrutura da instituição.

No Amazonas, 21 instituições de Ensino Superior foram avaliadas, sendo apenas duas públicas. Na época, haviam mais de 15 mil universitários inscritos no município para realizar a prova.

A nota individual dos alunos não é divulgada e a comparação é feita com os dados de 2009, pois os cursos são avaliados a cada três anos. Os interessados podem verificar as notas individuais de cada curso avaliado, no site do Inep, desde às 16h desta segunda.

Em 2012, os cursos de Administração, Contabilidade, Economia, Design, Comunicação Social, Direito, Psicologia, Relações Internacionais, Secretariado Executivo, Turismo, Gestão Comercial, Gestão de Recursos Humanos, Festão Financeira, Logística, Marketing e Processos Gerenciais foram aferidos.

Fonte: Portal D24AM



Galeria de Fotos