Documento sem título






     Notícias






Autor Paes Loureiro ministra palestra na ADUA



Data: 20/07/2015

A ADUA recebeu nesta segunda-feira (20) João de Jesus Paes Loureiro, autor de diversas obras sobre a região, para palestrar sobre a Cultura Amazônica: uma diversidade diversa. O evento fez parte da programação da greve dos docentes da Universidade Federal do Amazonas (Ufam) e foi organizado pela Livraria e Editora Valer.

Paes Loureiro falou para professores e estudantes de graduação e de programas de pós-graduação no auditório da seção sindical. Ele comparou os mitos que contam a origem de cidades da Amazônia com os de outras localidades. Loureiro fez uma critica a professores que se envergonham dessas lendas e citou que os mesmos profissionais ajudam a propagar a história da criação de Roma a partir da lenda dos irmãos Rômulo e Remo.

A criação de Roma é conhecidamente marcada pela lenda que fala da sobrevivência de dois irmãos graças aos cuidados de uma loba que os amamentou e os entregou à proteção de uma família camponesa. “Lenda é coisa de caboco, coisa ingênua que as pessoas de fora acharão graça”, disse o autor ao contar sobre como pensam alguns professores sobre as lendas da Amazônia. “Em nossa região, a imaginação tem papel fundamental. Não é banal e nem insignificante”, completou.

Antes da palestra começar, Paes Loureiro recebeu as boas vindas da ADUA, por meio do presidente José Alcimar de Oliveira. Em seguida, o professor Renan Freitas Pinto contou um pouco sobre as obras do autor.

Lançamento

Paes Loureiro está em Manaus para o lançamento do livro Cultura Amazônica − uma poética do imaginário. O evento acontecerá nesta terça-feira (21), às 18h30, na Livraria Valer, localizada na avenida Ramos Ferreira, 1195 – Centro.

Neste livro, o autor apresenta a Amazônia não mais da forma como foi vista e divulgada pelos europeus, mas a que é habitada pelo que resultou, no seu chão, das misturas que aqui se efetuaram – o caboclo – e os povos não ocidentais que ainda convivem conosco.

Paes Loureiro nos presenteia com um olhar que é próprio da arte, com a palavra moldada pela poesia. Trata-se, afinal, de estudo do sagrado, do profano, do grotesco e do bizarro; trata-se, afinal, da Amazônia de matas, águas, visagens, deuses e demônios, festas e homens que constroem, no seu dia a dia, o seu imaginário e a sua história.

O Autor

João de Jesus Paes Loureiro é paraense da cidade de Abaetetuba, situada à margem do rio Tocantins. Viveu nessa cidade a sua infância e adolescência. Em Belém, cursou a Faculdade de Direito e a Faculdade de Letras, Artes e Comunicação, na Universidade Federal do Pará (UFPA). Por conta da sua militância política, foi preso pela Ditadura Militar.

É doutor em Sociologia da Cultura pela Sorbonne, tendo como orientador de tese Michel Maffesoli. Foi professor na UFPA, ministrando, sobretudo, aulas de estética, bem como participou na administração pública, ocupando, inclusive, o cargo de secretário de Educação do Estado do Pará. Atualmente, é diretor (criador) do Instituto de Artes do Pará. Tem uma vasta produção, que engloba a poesia, a prosa, o teatro, o cinema e o ensaio. O livro Cultura Amazônica – uma poética do imaginário é um dos mais importantes estudos sobre a cultura amazônica.

Fonte: ADUA



Galeria de Fotos