.jpg)
Com 35 anos de produção crítica, relevância acadêmica e de luta política docente, a Revista Universidade e Sociedade (U&S), editada pelo ANDES-SN, alcançou a classificação A3 no sistema Qualis Periódicos, da Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (Capes), referente ao quadriênio 2021-2024. A avaliação reconhece a revista como publicação de alta qualidade, com relevância acadêmica e excelência no conteúdo científico divulgado.
“A notícia de que a Revista Universidade e Sociedade subiu de classificação reafirma sua relevância no último quadriênio de avaliação, mas vai além de um reconhecimento estritamente acadêmico. O resultado evidencia a capacidade da revista de dialogar com diferentes áreas do conhecimento e, sobretudo, de se consolidar como um instrumento político de luta da categoria docente. Para além da difusão do conhecimento científico, a revista cumpre um papel estratégico na formulação crítica, na denúncia dos ataques à universidade pública e no fortalecimento da organização e da resistência do magistério superior diante dos projetos de mercantilização da educação”, destacou a 3ª vice-presidente do ANDES-SN, Annie Schmaltz.
Com caráter político, científico e sindical, a Universidade e Sociedade objetiva fomentar pesquisas, debates e a socialização de experiências no campo da produção acadêmica e da luta do movimento docente e da educação no país.
A primeira edição, lançada em fevereiro de 1991, apresentou uma proposta para a Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional (LDB) e trouxe uma entrevista com o pedagogo Paulo Freire. Ao longo dos anos, a ADUA tem contribuído com reportagens fotográficas e com a publicação de artigos de seus docentes na U&S.
.jpg)
Foto: Daisy Melo/ Ascom ADUA
A mais recente edição foi lançada durante o 68º Conselho do ANDES-SN, em julho de 2026, em Manaus (AM), com o tema central “As lutas anticapitalistas no contexto da COP 30: em defesa da vida, da Amazônia e dos povos originários/tradicionais”. O n° 76 da U&S reforça a luta em defesa do meio ambiente e dos direitos dos povos tradicionais, e a crítica ao modelo de desenvolvimento baseado na exploração e destruição dos territórios.
A próxima edição está prevista para ser lançada durante o 44º Congresso do ANDES-SN, que ocorrerá em Salvador (BA), entre 2 e 6 de março, e terá como temática central os desafios da educação pública em contextos de multicampia e em regiões de fronteira.
Avaliação
A classificação A3 indica “Qualidade Consolidada” e abrange revistas bem avaliadas, com processos editoriais consistentes, revisão sólida, além do reconhecimento nacional e regional.
Para o quadriênio 2025-2028, entrará em vigor uma nova metodologia: as revistas científicas deixarão de ser classificadas pelo Qualis Periódicos. A avaliação passará a focar na classificação dos artigos publicados, e não mais no periódico em que o texto foi divulgado, conforme aprovação do Conselho Técnico-Científico da Educação Superior (CTC-ES) da Capes, em 2024.
A U&S segue na construção de um espaço de reflexão, denúncia e resistência frente aos ataques à educação pública. Confira as edições da U&S no site do ANDES-SN.
Confira aqui as edições da Revista Universidade e Sociedade.
Fonte: editada pela ADUA com informações do ANDES-SN
Leia também:
Revista Universidade & Sociedade debate as lutas anticapitalistas no contexto da COP 30
|