Data: 05/10/2017
Atendendo a uma deliberação do 36º Congresso do Sindicato Nacional dos Docentes das Instituições de Ensino Superior (Conad), o Grupo de Trabalho Política Agrária, Urbana e Ambiental (GTPAUA) planeja seminário nacional sobre os Desafios Atuais das Questões Agrárias, Urbanas, Ambientais, Indígenas e Quilombolas. O evento será realizado em São Luís (MA), no período de 22 a 24 de novembro deste ano.
Os preparativos para o seminário estão sendo desenvolvidos pelo GTPAUA, com apoio da Associação dos Docentes da Universidade Federal do Maranhão (Apruma). Com base nas reflexões do grupo de trabalho, a perspectiva é que o evento concentre mesas-redondas com a presença de ativistas de movimentos sociais, pesquisadores, estudantes, entre outros, para garantir a troca de experiências com os participantes e suscitar o debate a respeito do tema.
O seminário terá três mesas de debate para discussão histórica dos fundamentos teóricos do capitalismo e da apropriação da natureza, dos impactos dos projetos assentados nas contrarreformas em curso com desdobramentos no solo urbano e rural, assim como nas comunidades tradicionais (quilombolas, indígenas, população do campo), e das lutas e estratégia dos movimentos sociais em combater o processo de desmonte do Estado.
Esses encaminhamentos constam em relatório da reunião do GTPAUA do ANDES-SN, realizada no dia 27 de agosto, em Pelotas (RS), e encaminhada pelo Sindicato Nacional nesta quinta (5) por meio da Circular 332/17.
Com informações do ANDES-SN
Fonte: ADUA
|