Documento sem título






     Notícias






Comissão Eleitoral avalia positivamente pleito da ADUA encerrado nesta quinta (10)



Data: 10/05/2018

Encerradas nesta quinta-feira (10), as eleições para as diretorias da Associação dos Docentes da Universidade Federal do Amazonas (ADUA) e do Sindicato Nacional dos Docentes das Instituições de Ensino Superior (ANDES-SN) tiveram saldo positivo, na avaliação do presidente da Comissão Eleitoral (CE) e 2º vice-presidente da seção sindical, professor Welton Oda. A apuração do escrutínio ocorrerá nesta sexta (11), a partir das 10h, na sede da ADUA.

Para o docente, apesar da existência de professores afastados para capacitação e participação em eventos, foi bastante expressivo o quantitativo de sindicalizados que compareceram às urnas ao longo desta quarta (9) e quinta-feira. “Neste ano, a participação foi maior levando em consideração a adesão que historicamente costuma ocorrer. Na atual conjuntura, o fortalecimento da presença dos associados no processo de escolha de seus dirigentes é essencial. Não podemos pensar a universidade distante de um contexto geral de despolitização da população e a universidade sente esse reflexo”, afirma.

O enfrentamento a propostas governamentais que representam retrocessos para a classe trabalhadora como, por exemplo, a Reforma da Previdência, e de questões mais ligadas à categoria docente como a dificultação ao acesso a promoções e progressões, direitos já garantidos por lei, de acordo com Oda, são exemplos da necessidade de fortalecimento do sindicato.

Realizado sem grandes intercorrências, o processo eleitoral contou com a participação 96 docentes e 48 estudantes, nas funções de presidentes de mesa e mesários, respectivamente. Participação esta que, segundo o presidente da CE, assim como a dos colaboradores da seção sindical foi fundamental para a tranquilidade do processo. “Os professores como categoria têm dificuldades de sozinhos executarem um processo dessa magnitude. Sem a participação destas pessoas não teria sido possível o sucesso do pleito”, destacou.

Presidente pela primeira vez de uma comissão para um pleito tão expressivo, Oda sugere para os próximos escrutínios que haja continuidade para a garantia da fluidez do processo e destaca que a expectativa em relação a próxima gestão é de que sejam mantidas as bandeiras de lutas do ANDES-SN. “Esperamos que essa chapa única dê continuidade ao histórico de lutas que faz da ADUA um sindicato diferenciado em relação a outros grupos de trabalho”, disse.

Fonte: ADUA



Galeria de Fotos