Documento sem título






     Notícias






Auditoria Cidadã da Dívida participa de ato público na OAB



Durante Ato Público realizado na última semana, na Ordem dos Advogados do Brasil em Brasília, foi lançado o “Manifesto pela Revisão da Dívida dos Estados e Municípios com a União”, assinado por 120 entidades representativas da sociedade civil, entre elas o ANDES-SN.

“As entidades signatárias e demais participantes do Ato Público pela ‘Revisão da Dívida de Estados e Municípios com a União’ alertam para a necessidade de transparência no processo de endividamento dos Estados e Municípios mediante realização de auditoria com participação da sociedade, pois, é a população quem suporta o peso do seu pagamento e assim tem o legítimo direito de conhecer o processo de geração dessas dívidas e os mecanismos do seu espantoso crescimento”, diz um trecho do documento.

A coordenadora da Auditoria Cidadã da Dívida, Maria Lucia Fattorelli, ressaltou que investigações já iniciadas têm revelado a ausência de contrapartida de dívidas públicas, que são geradas e crescem continuamente devido à aplicação de mecanismos meramente financeiros.

No caso dos acordos de refinanciamento de dívidas dos estados e municípios com a União, apontou que as onerosas condições impostas fizeram a dívida se multiplicar, e a contínua exigência de elevado volume de recursos tem prejudicado a garantia de direitos fundamentais, principalmente o atendimento à saúde e educação.  Destacou que somente uma auditoria poderá revelar completamente a origem deste endividamento, conforme dados preliminares divulgados na cartilha distribuída durante o evento.

O ANDES-SN foi representado pelos diretores Gean Santana (2º vice-presidente do Sindicato Nacional) e Marcos Pedroso (2º vice-presidente da Regional NEIII). “O evento serviu para ampliar e fortalecer a luta pela auditoria da dívida púbica, apoiada pelas diversas entidades e também pelo ANDES-SN, tanto nas contas federais quanto dos estados e município. As diversas falas apontaram, entre outras coisas, a maquiagem dos dados econômicos federais para favorecer o discurso do governo, principalmente em relação ao superávit primário”, comentou Marcos Pedroso.

Ao final do Ato Público, foi lançado o livro “Auditoria Cidadã da Dívida dos Estados”, de autoria de Maria Lucia Fattorelli, que visa indicar alguns dos graves indícios de ilegalidades e ilegitimidades da dívida dos estados, apontando dados e respectivas fontes, a fim de incentivar outros estudos e debates que fortalecerão a demanda social por transparência e a completa auditoria dessas dívidas.

*Com edição do ANDES-SN



Galeria de Fotos